Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
12 de outubro de 2023 às 20:00

A ferida do Levante

Podemos encher esta página de justas críticas a Israel, mas há duas coisas intocáveis: o direito do estado de Israel à sua existência, e a condenação absoluta e total do ataque do Hamas, que não é um acto de guerra mas um massacre de quem está à mão, na esmagadora maioria dos casos, civis.

A palavra Levante já não se usa muito, mas é a designação clássica para aquilo que hoje é conhecido como o Próximo Oriente. O mundo conhece muitas zonas de grande turbulência, mas esta é, sem dúvida, a mais antiga em tempos históricos, e uma particularmente cruel. Uma das razões tem a ver com a densidade histórica, cultural, étnica e religiosa dessa parte do mundo, com Jerusalém como epicentro, onde não há centímetro quadrado que não seja banhado de sangue, e onde todos se acantonaram para impedir o “outro” e, no limite, acabar com o outro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.