Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
28 de setembro de 2023 às 20:00

Já chegámos à Madeira? Já

A promessa de Albuquerque de que se demitiria e abandonaria a liderança do PSD caso não tivesse maioria absoluta é de natureza eleitoral. Isso não a desvaloriza, bem pelo contrário, porque abre caminho à sensação de que em política vale tudo.

Toda a gente sabe e diz que as eleições regionais, em particular as da Madeira, não são susceptíveis de interpretação nacional. É em grande parte verdade, mas não é inteiramente verdade. Há uma sombra nacional sobre o arquipélago, que permite essa interpretação. A sombra é simples, até porque pouco decisiva. Em bom rigor são duas “sombras”: a primeira, é que se o PS estivesse nos seus dias gloriosos no continente, talvez o desgaste na Madeira fosse menor; a segunda, é que a situação do PSD no continente não favoreceu, nem prejudicou os resultados do PSD, mais o CDS, na região. Depois, tudo o resto é madeirense, na maioria dos casos, há muito tempo, com muito lastro, com muita história que se deve principalmente a um homem, Alberto João Jardim. Num ambiente algumas vezes claustrofóbico, o PSD manda nas ilhas. Já chegámos à Madeira? Já (2)

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.