Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
19 de fevereiro de 2016 às 08:00

É mau para o Governo falar demais

A ideia peregrina de fazer pequenos vídeos a “explicar” o Orçamento do Estado não tem pés nem cabeça e é da mesma natureza dos briefings de Lomba. A comunicação política unidireccional ou contém dados genuinamente novos, ou assenta numa excepcional capacidade de comunicação, ou é propaganda

Um governo que fala demais fragiliza-se muito depressa. Já não me refiro sequer ao hábito (mau) de recorrer às chamadas "redes sociais" para fazer comunicações que ganhavam outra força e estatuto se fossem feitas como devem ser: se institucionais, através dos mecanismos que o Governo tem ao seu dispor (declarações no fim do Conselho de Ministros, declarações na Assembleia, comunicados oficiais, etc.); se menos institucionais, ganham mais força se forem feitas em ambiente de confronto político democrático como nos debates parlamentares, ou em entrevistas com jornalistas que não poupem nas perguntas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.