Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
19 de fevereiro de 2016 às 08:00

É mau para o Governo falar demais

A ideia peregrina de fazer pequenos vídeos a “explicar” o Orçamento do Estado não tem pés nem cabeça e é da mesma natureza dos briefings de Lomba. A comunicação política unidireccional ou contém dados genuinamente novos, ou assenta numa excepcional capacidade de comunicação, ou é propaganda

Um governo que fala demais fragiliza-se muito depressa. Já não me refiro sequer ao hábito (mau) de recorrer às chamadas "redes sociais" para fazer comunicações que ganhavam outra força e estatuto se fossem feitas como devem ser: se institucionais, através dos mecanismos que o Governo tem ao seu dispor (declarações no fim do Conselho de Ministros, declarações na Assembleia, comunicados oficiais, etc.); se menos institucionais, ganham mais força se forem feitas em ambiente de confronto político democrático como nos debates parlamentares, ou em entrevistas com jornalistas que não poupem nas perguntas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.