Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
15 de dezembro de 2019 às 13:00

Corrupção 1

Não é a corrupção que nos distingue da Suécia, é a existência de um magma de favores, amizades, acessos a contratos ou profissões sem mérito, seja por clientelismo político, seja por amizades pessoais, e a uma indiferença generalizada pelo destino dos dinheiros públicos.

A corrupção é um dos problemas maiores do funcionamento do sistema político das democracias e, em particular, em casos como o de Portugal. Isso não se deve a uma especial perversão dos nossos políticos, mas à continuidade da corrupção com uma cultura da cunha e do patrocinato, um generalizado mecanismo de favores e clientelas que, isso sim, diz muito sobre a burocracia em Portugal. Não é a corrupção que nos distingue da Suécia, é a existência de um magma de favores, "conhecimentos", amizades, acessos a contratos ou profissões sem mérito, seja por clientelismo político, seja por amizades pessoais, e a uma indiferença generalizada pelo destino dos dinheiros públicos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.