Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
08 de dezembro de 2019 às 13:00

Histórias da interioridade: sais de casa e vais para um contentor e depois o resto se verá

Os apoiantes de Centeno e do défice zero (toda a direita do CDS ao PS) batem palmas à ditadura das finanças, e ao mesmo tempo criticam a ineficiência da administração, parte da qual resulta do controlo burocrático das Finanças. Fazem o mal e a caramunha

Há uma característica específica de histórias da interioridade, que são histórias de abusos, violências, prepotências, e que são da interioridade porque nunca aconteceriam assim nas cidades do litoral. Imaginem desalojar pessoas das suas casas próprias, propor-lhes uma indemnização que elas não aceitam e contestam em tribunal, e, sem o caso estar julgado, tirarem-lhes as casas, expulsarem-nas e obrigarem-nas a viver num contentor. Sim, num contentor. (No Prédio Coutinho passou-se algo semelhante, mas ninguém foi atirado para um contentor, verdade seja que não foi por falta de vontade). No caso a que me reporto, o interesse público é mais interesse privado pois é o da Iberdrola a quem, como a EDP, foram concedidas nos anos socráticos licenças para fazer barragens. Muitas barragens.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.