Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
16 de novembro de 2022 às 20:00

O País do respeito e do segredo

Em Portugal existe uma enorme aversão dos decisores a deixar o seu testemunho. Está instalada a noção de que há coisas que não se contam em público. Que não se põem em causa outros protagonistas nem revelam episódios ou conversas de bastidores.

No resto do mundo, em especial nos países anglo-saxónicos, os protagonistas da vida pública fazem questão de contar a sua versão da história assim que deixam os cargos. São inúmeros os livros publicados por presidentes, ministros, primeiras-damas, chefes militares ou diretores dos serviços secretos a relatar aquilo que viveram. Seja esse um exercício de justificação pública de decisões polémicas ou um simples testemunho para a posteridade. É um hábito saudável, democrático e que contribui para a transparência das decisões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 968

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.