Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
30 de janeiro de 2022 às 22:03

O fosso entre opinião pública e publicada continua a aumentar

Os resultados desta noite mostram que o país real continua a estar muito distante do País político e dos comentadores políticos 

Durante as últimas duas semanas o País político passou dias e dias a debater a queda do Partido Socialista (PS) e a subida do Partido Social Democrata (PSD). Foram horas de debates, apoiados em sondagens mais ou menos diárias, que garantiam como Rui Rio tinha ressuscitado das cinzas para ameaçar a governação de António Costa, com a possibilidade de uma maioria de direita no Parlamento. O que os resultados provisórios mostram é algo completamente diferente: o PS ficará perto da maioria absoluta. Ou seja, o país real continua a estar muito distante do País político e, sobretudo, do País dos comentadores políticos e da comunicação social. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.