Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
26 de fevereiro de 2020 às 09:00

Sexismo & racismo

O pior cego é o que diz, parafraseando o bispo Richard Williamson, negacionista do Holocausto: “Creio na Santíssima Trindade e na Virgem Maria, mas para o racismo continuo à espera de provas”

No início da década de 1980, uma mulher branca deu entrada nas urgências do Hospital Santa Maria depois de ter praticado sexo anal com um homem negro, tendo sido suturada na região do ânus. Ambos eram famosos: ela respondia pelo nome Laura Diogo, a loira das Doce (uma das primeiras Girl Band europeias, já extinta), ele chamava-se Reinado e era futebolista na equipa principal do Benfica. Esta pequena história, completamente falsa, transformar-se-ia numa das lendas ou mitos urbanos mais difundidos em Portugal, um país machista, racista e homofóbico, secularmente amordaçado pelo preconceito e o puritanismo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.