Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
26 de setembro de 2018 às 09:00

Rebeldia e capitalismo

"O discurso típico da contracultura é um dos caminhos mais curtos e mais rápidos para fazer negócio, ganhar muitíssimo dinheiro e promover a acomodação social."

A ideia de que as nossas acções racionais têm, muitas vezes, efeitos não desejados ou mesmo opostos aos objectivos inicialmente pretendidos é um tema antigo, que encontramos em variadíssimos autores, desde Vico, Bossuet, Mandeville, Adam Smith, Jean-Jacques Rousseau, Karl Marx ou Max Weber, até outros mais recentes, como Robert K. Merton ou Raymond Boudon. Um exemplo clássico é o do surgimento do capitalismo como consequência imprevista e não intencional da ética protestante: o paradoxo do ascetismo racional dos calvinistas consistiu em ter criado e acumulado a riqueza que se rejeitava.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.