Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
22 de abril de 2022 às 20:00

Uma mulher contra a máfia

A câmara fotográfica de Letizia Battaglia mostrou a pobreza siciliana e toda a espiral de violência das primeiras guerras da máfia. Crimes cuja publicação não passaria hoje no crivo da multidão de especialistas e professores de jornalismo que por aí andam.

Caro leitor, tomo a liberdade de lhe propor, nesta edição, um caminho diverso do habitual. Escrevo, por isso, uma homenagem na forma de obituário. Deixo entre parêntesis a guerra na Ucrânia, episódios serôdios da política nacional, como a anunciada condecoração a Spínola, o aumento brutal do custo de vida e um Orçamento do Estado construído na base de uma manifestação de fé sobre a inflação, nomeadamente aquela ideia perigosa de que não será estrutural e é, portanto, passageira. Esperemos que sim, mas não nos deixemos levar por um otimismo excessivo, comprovadamente um péssimo conselheiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.