Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
09 de outubro de 2024 às 23:00

A história está a olhar para eles

Trump foi a prova de que o charlatanismo pode triunfar na política. E se pode triunfar na mais poderosa democracia do mundo… Por cá, temos o Chega e André Ventura na exploração desse negócio.

A ascensão de Trump à presidência dos EUA, em 2016, com uma estratégia centrada na mentira, na fixação de uma narrativa de vencedores e vencidos e no mais profundo maniqueísmo, tem vindo a mudar a forma de fazer política um pouco por todo o mundo. A exploração da desinformação, da construção dos chamados “factos alternativos”, da utilização das redes sociais para institucionalizar todo o tipo de agressividade verbal, são hoje verdadeiras autoestradas para chegar a um eleitorado recetivo às mensagens deslegitimadoras da ordem social e valores estabelecidos. Trump foi a prova de que o charlatanismo pode triunfar na política. E se pode triunfar na mais poderosa democracia do mundo…

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.