Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
02 de outubro de 2024 às 23:00

Respira-se melhor

Ganhou a República, que recrutou um bom procurador-geral, o Governo e o Presidente da República, que não deixaram tratar-se como figuras menores, meros executores de ordens que estão atrás e acima deles, e a própria Democracia, que viu consolidada a separação de poderes.

O novo procurador-geral Amadeu Guerra, como qualquer magistrado ou juiz que tenha de enfrentar o crime organizado, sabe quais são os mecanismos de investigação mais eficazes para o combater. E sabe que os deve usar com proporcionalidade e adequação, com respeito pelos direitos individuais e humanos. Nunca foi segredo para ninguém que acompanhe a justiça o pensamento de Amadeu Guerra sobre o que deve ser o Ministério Público, a justiça, as responsabilidades democráticas de quem modela o monopólio do poder punitivo do Estado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.