Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
21 de fevereiro de 2024 às 18:00

O mundo deixou de importar?

Portugal sempre foi um País pequeno com vocação global e uma influência inversamente proporcional à sua dimensão. Chegar ao fim de 28 debates sem que se saiba o que os candidatos pensam sobre a guerra, a UE ou a posição do País no mundo parece mostrar que o País está condenado a remeter-se à sua real dimensão.

Este sábado assinalam-se dois anos da invasão russa da Ucrânia. Ao longo destes 731 dias, habituámo-nos às imagens de guerra e destruição, às notícias de avanços e recuos nas trincheiras, aos relatos de morte, massacres e crimes de guerra cometidos de parte a parte, alguns deles ocultados propositadamente em guerras de desinformação que não são mais do que batalhas pela opinião pública. Mas, apesar do hábito, a guerra não é um filme ou um videojogo, como recorda nesta edição João G., o português que há dois anos luta contra o invasor russo na Ucrânia. Ela é real, e está a ter impactos tremendos – e duradouros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.