Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Diretor-Geral Editorial
04 de junho de 2025 às 23:00

A dura opção de Ventura

Ventura e Gouveia e Melo têm personalidades políticas muito semelhantes. Dificilmente poderão dividir o palco.

As presidenciais são uma espécie de jardim dos caminhos que se bifurcam para vários partidos e para muitos dos líderes políticos do presente. Não falo do beco com difícil saída em que se encontra o PS e o próximo líder, José Luís Carneiro. A declaração sibilina do futuro secretário-geral, a recomendar que seja escolhido um candidato a Belém que não divida o partido, constitui um escolho no caminho de António José Seguro. Se há coisa que Carneiro sabe é que grande parte do partido que se posicionou sucessivamente atrás de Pedro Nuno Santos, e agora dele próprio, não acha graça nenhuma ao "Tó Zé", e tudo fará para evitar que seja ele o candidato do PS, ou pelo menos que seja o candidato único. Um problema autoinfligido por José Luís Carneiro no período pré-eleitoral para a cadeira do poder dos socialistas. Não havia necessidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1101

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.