Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Diretor-Geral Editorial
28 de maio de 2025 às 23:00

O PS de José Luís Carneiro

A velha elite do partido ainda tentou evitar que chegasse à liderança, mas José Luís Carneiro garantiu o lugar com uma enorme sagacidade política.

Teremos então um PS liderado nos próximos tempos por José Luís Carneiro. Há poucos políticos socialistas que suscitem tanta sobranceria da parte dos intelectuais citadinos do partido de Mário Soares, António Guterres e António Costa. Carneiro é menosprezado há anos, desde que se começou a destacar como ativo político valiosíssimo, nos tempos passados no Ministério da Administração Interna. Desde as suas origens familiares até à sua pronúncia regional, passando pelo percurso de autarca em Baião, ou de responsável pelas comunidades emigrantes, tudo serviu para menorizar o adversário de Pedro Nuno Santos na anterior corrida pela liderança do partido. O catolicismo assumido, o pendor centrista e a vontade permanente de fazer pontes são outras das características deste político de que fizeram uso os seus adversários para tentarem inabilitá-lo para a liderança do PS.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1100
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.