Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
17 de maio de 2022 às 20:00

Estou, chefe? Amanhã não vou

Trabalhar a um sábado para descansar a uma segunda de manhã, ou usar um domingo para surfar um dia por semana. Sem culpa, sem atrasar o que há para fazer.

Há uns anos, quando percebi - e depois decidi - que a minha vida profissional poderia não ter horário fixo e que poderia fazer boa parte do meu trabalho a partir de qualquer lado, também experimentei inverter horários. Gosto de alterar o plano habitual da vida, porque sendo possível, a vida pode ser como e o que queremos. Mesmo quando trabalhamos para outros podemos reclamar independência e flexibilidade, retribuindo resultados e produtividade. Neste processo, a tendência chega dos Estados Unidos, onde athe great resignationganha cada vez mais relevância enquanto tendência. Começou antes da pandemia, acalmou durante o confinamento e está a crescer. Em Março de 2022, 4.53 milhões de pessoas abandonaram o seu emprego, contra 4.51 milhões em Novembro de 2021. Os dados demonstram a sua consolidação, num contexto em que recuperamos a confiança e a economia começa a mexer.  No mesmo sentido, a Harvard Business Review (HBR) explica que os números contam a história: entre 2009 e 2019 a percentagem de despedimentos cresceu apenas 0.10 pontos percentuais em cada ano.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.