Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
22 de setembro de 2024 às 10:45

Das cinzas às cinzas (I)

A ocupação massiva do território nacional com eucaliptal deve preocupar-nos porque se trata de uma árvore altamente inflamável, que seca os solos e os lençóis de água e não se integra facilmente nos nossos sistemas agro-silvo-pastoris, dada a sua relação com outras espécies, não só de flora mas também de fauna.

O sol assemelha-se a uma bola de fogo no céu, de um laranja saturado. Ao longe, a paisagem desvanece-se por entre o fumo. E o ar, esse, é pesado e transporta cinzas que se depositam por todo o lado. Numa semana em que o país volta a implodir em chamas, é inevitável falar de incêndios.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.