Dois terços dos eucaliptos ardidos ausentes das estatísticas dos fogos
A Quercus recomenda a retificação urgente da forma de análise, para garantir a identificação correta das espécies florestais.
A Quercus recomenda a retificação urgente da forma de análise, para garantir a identificação correta das espécies florestais.
O outro momento alto do dia deverá ocorrer ao anoitecer em Telavive, onde está prevista uma cerimónia organizada por iniciativa das famílias das vítimas na emblemática "praça dos Reféns".
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
O homem, de 39 anos, é suspeito de usar "chama direta para atear os fogos, agindo por motivos fúteis", explica a PJ em comunicado.
Os incêndios ocorridos em locais próximos de duas localidades do concelho de Mira, "destruíram aproximadamente quatro centenas de metros quadrados de mata".
No combate a este fogo estão 102 veículos e 294 operacionais.
Circulação na A2 foi retomada às 20h32.
Estiveram envolvidos no combate às chamas 133 operacionais, apoiados por 40 veículos e cinco meios aéreos.
A fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o alerta para o incêndio foi dado às 12h39.
Fomos em busca de alojamentos na natureza onde apetece chegar e ficar, de casas nas árvores às casinhas típicas alentejanas, passando por quartos cujo chão é feito de areia da praia.
Em miúda sonhava subir a um palco e pôr toda a gente a dançar. Conseguiu, mas garante que se não tivesse sido artista trabalharia com animais ou com idosos. A cantora diz que a malandrice das suas músicas está na cabeça das pessoas.
O homem de 37, sem antecedentes criminais, residente na zona de Ourém, distrito de Santarém, foi detido pela PJ de Leiria.
O autêntico Turismo Rural numa paisagem que evoca a savana
Emília Veiga manteve a sua Tasca, em Pessegueiro do Vouga, aberta para dar água, café e comida aos bombeiros. O incêndio estava a cinco metros do local e ela chegou a molhar os telhados e o chão com medo das chamas.
Precisamente por esta dicotomia, o debate público foi criando um tabu em torno deste tema, pois os benefícios económicos eram demasiado grandes, ao ponto ofuscarem a importância da devastação dos solos, perda de biodiversidade e qualidade de vida das populações.
A SÁBADO esteve em Macinhata do Vouga, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha e viu como a população lutou contra as chamas. "Nunca fui ao inferno, mas deve ser parecido com o que aconteceu aqui ontem."