
O circuito da (boa) madeira ardida
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
O homem, de 39 anos, é suspeito de usar "chama direta para atear os fogos, agindo por motivos fúteis", explica a PJ em comunicado.
Os incêndios ocorridos em locais próximos de duas localidades do concelho de Mira, "destruíram aproximadamente quatro centenas de metros quadrados de mata".
No combate a este fogo estão 102 veículos e 294 operacionais.
Circulação na A2 foi retomada às 20h32.
Estiveram envolvidos no combate às chamas 133 operacionais, apoiados por 40 veículos e cinco meios aéreos.
A fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o alerta para o incêndio foi dado às 12h39.
Fomos em busca de alojamentos na natureza onde apetece chegar e ficar, de casas nas árvores às casinhas típicas alentejanas, passando por quartos cujo chão é feito de areia da praia.
Em miúda sonhava subir a um palco e pôr toda a gente a dançar. Conseguiu, mas garante que se não tivesse sido artista trabalharia com animais ou com idosos. A cantora diz que a malandrice das suas músicas está na cabeça das pessoas.
O homem de 37, sem antecedentes criminais, residente na zona de Ourém, distrito de Santarém, foi detido pela PJ de Leiria.
O autêntico Turismo Rural numa paisagem que evoca a savana
Emília Veiga manteve a sua Tasca, em Pessegueiro do Vouga, aberta para dar água, café e comida aos bombeiros. O incêndio estava a cinco metros do local e ela chegou a molhar os telhados e o chão com medo das chamas.
Precisamente por esta dicotomia, o debate público foi criando um tabu em torno deste tema, pois os benefícios económicos eram demasiado grandes, ao ponto ofuscarem a importância da devastação dos solos, perda de biodiversidade e qualidade de vida das populações.
A SÁBADO esteve em Macinhata do Vouga, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha e viu como a população lutou contra as chamas. "Nunca fui ao inferno, mas deve ser parecido com o que aconteceu aqui ontem."
Investigadores afirmam que, embora se tenham registado algumas melhorias na atuação da proteção civil, a prevenção está "nas mesmas condições ou até piores" do que há sete anos. "Há um problema gravíssimo com as florestas portuguesas", dizem.
De Pedrogão ficará, para sempre, na imaginação coletiva nacional, a "estrada da morte", bem como o luto apressado em virtude da nova catástrofe apenas três meses depois.