Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
04 de abril de 2020 às 11:24

Deus nos salve da salvação

Um Governo de salvação nacional é a última coisa de que Portugal precisa. Se avançar, arrisca-se a ser mesmo o Governo da perdição do regime de Abril.

Confesso que ainda não percebi inteiramente para que foi decretado o estado de emergência. Não só as medidas mais restritivas (como o cerco sanitário a Ovar) já tinham sido tomadas antes do decreto (e sem necessidade dele), como o Governo nem sequer usou ainda todos os poderes que o estado de emergência lhe concedeu. Se não os usou porque ainda não foi preciso, ótimo! Há 15 dias, o Presidente da República reconheceu que o decreto servia para dar segurança jurídica ao Governo para tomar as medidas que viessem a ser precisas. Uma espécie de emergência preventiva que deixo para os constitucionalistas discutirem. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?