Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
04 de abril de 2020 às 11:24

Deus nos salve da salvação

Um Governo de salvação nacional é a última coisa de que Portugal precisa. Se avançar, arrisca-se a ser mesmo o Governo da perdição do regime de Abril.

Confesso que ainda não percebi inteiramente para que foi decretado o estado de emergência. Não só as medidas mais restritivas (como o cerco sanitário a Ovar) já tinham sido tomadas antes do decreto (e sem necessidade dele), como o Governo nem sequer usou ainda todos os poderes que o estado de emergência lhe concedeu. Se não os usou porque ainda não foi preciso, ótimo! Há 15 dias, o Presidente da República reconheceu que o decreto servia para dar segurança jurídica ao Governo para tomar as medidas que viessem a ser precisas. Uma espécie de emergência preventiva que deixo para os constitucionalistas discutirem. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.