Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
23 de fevereiro de 2022 às 08:00

Descrédito suíço

Eu sei que é difícil interessarmos-nos por mais uma revelação internacional de escândalos bancários ou fiscais. Mas é importante, por uma razão simples: continuamos a ser roubados.

"As pessoas só conseguem enfurecer-se a sério com coisas que compreendem", diz Bill Black, um antigo regulador financeiro americano, citado no livro "Crisis of Conscience", um tratado sobre a proteção de denunciantes. As pessoas já perceberam que o sistema está viciado, explica Bill, "mas estariam muito mais furiosas, e a sua fúria seria muito mais poderosa, se percebessem 'como' é que o sistema foi viciado. Como foi viciado de várias maneiras, por pessoas ricas e poderosas, de braço dado com políticos de topo que são eles próprios ricos, poderosos e venais".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.