Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
07 de fevereiro de 2024 às 08:00

A política em picadinho

A falta de um bom sistema de integridade pública torna os políticos em profissionais de desgaste rápido – e a democracia num regime precário.

É fácil queixarmo-nos do formato dos debates televisivos entre os líderes partidários, mas estes duelos de meia hora, que impedem qualquer discussão aprofundada e substantiva, espelham um consenso das televisões e dos partidos em ter debates superficiais, que não exijam grande grau de detalhe, deem palco a umas frases de bom (ou mau) efeito e animem o eleitorado já fiel. Como espetáculo televisivo, é expedito e bem ritmado. Como confronto político, ninguém tem se expor muito, ninguém tem de fundamentar nada e, no fim, a claque respetiva canta vitória. É bom para todos. Menos para os eleitores, mas o que interessa isso?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.