Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
31 de janeiro de 2024 às 08:00

É cancro, Portugal

As avaliações internacionais coincidem com a perceção pública: Portugal tem um sério problema de corrupção. Ignorá-lo é suicida.

Se quer viver num país menos corrupto que fale português, vá para Cabo Verde. O último Índice de Perceções de Corrupção da Transparência Internacional, conhecido ontem, mostra que o arquipélago africano nos ultrapassou na grande avaliação global de integridade pública, que abrange 180 países. Cabo Verde aparece em 30º lugar no ranking internacional (nós estamos em 34º), com 64 pontos (Portugal tem 61). No que importa, a comparação com os seus pares imediatos, só nos podemos envergonhar: Cabo Verde é o segundo país mais "limpo" de África, praticamente duplicando a pontuação média da região; nós continuamos abaixo da média da UE. Quem é, dos dois, o mais "europeu"? Não somos nós; é Cabo Verde.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.