Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
15 de junho de 2025 às 10:30

O direito do mais forte à liberdade

Neste momento, em Portugal e no Mundo, já não se limitam a agitar a bandeira da liberdade de expressão, tendo, para usar uma expressão popular, passado das palavras aos actos.

Uma vez mais, sirvo-me do título do controverso filme de 1975 de Rainer Werner Fassbinder para ilustrar a ideia que pretendo transmitir através desta crónica, a saber: que nas sociedades não igualitárias em que vivemos - que, mais não seja até hoje, são as únicas que historicamente existiram -, os sociologicamente mais fortes (que são os beneficiários dessas desigualdades) invocam a seu favor, especialmente quando estão a praticar as maiores iniquidades, o seu direito à liberdade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro