Sábado – Pense por si

João Carlos Silva
João Carlos Silva Director Adjunto
10 de janeiro de 2018 às 17:00

Preocupação justificada

Nos Estados Unidos e no Canadá, o fentanil tornou-se uma epidemia. Em Portugal, os especialistas estão preocupados mas querem crer que o problema nunca terá uma tal proporção

Quando a jornalista Raquel Lito lhes falou em fentanil, todos os especialistas de adição reagiram da mesma maneira: manifestando um enorme receio. Sabem que nos Estados Unidos e no Canadá a droga se tornou uma epidemia causadora de milhares de mortes, querem crer que em Portugal nunca chegará a esse ponto. Mas o fentanil já está entre nós e continuará a chegar, em especial por uma via muito difícil de controlar: as encomendas online. No Laboratório da Polícia Científica da PJ, onde as amostras estão guardadas numa caixa-forte, só analisaram uma vez fentanil. Mas a nossa reportagem percebeu que o consumo recreativo começa a acontecer. O receio tem razão de ser.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 715
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.