
Morreu ex-astronauta Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13
Jim Lovell, que morreu na quinta-feira, viajou para o espaço quatro vezes.
Jim Lovell, que morreu na quinta-feira, viajou para o espaço quatro vezes.
A Segurança Social e a Caixa Geral de Aposentações (CGA) já vão processar as pensões de agosto de acordo com as novas tabelas, ao contrário do que aconteceu no verão do ano passado, em que não conseguiram aplicá-las logo após a divulgação da atualização.
Os óbitos em excesso verificaram-se entre 28 de junho e os primeiros dias de julho e mais de 70% do excesso de mortalidade ocorreu no grupo etário com 85 ou mais anos.
Newsletter de quarta-feira
O caso do dermatologista do Santa Maria, que recebeu 715 mil euros em quatro anos, expôs o fosso entre alguns médicos de especialidades cirúrgicas e a maioria dos profissionais de saúde – incluindo da mal paga medicina interna, o pilar dos hospitais. Por entre a insatisfação, uma sociedade médica e um sindicato pedem mais controlo – e incentivos além das cirurgias.
A sua newsletter de quarta-feira
Ministro declarou à Entidade para a Transparência alteração do estado civil e nova casa em Lisboa, que beneficiou da classificação de interesse público. Outra novidade no Governo: Pedro Duarte tinha €1,5 milhões em ações no estrangeiro, mas esses dados não eram públicos.
Hoje tudo se decide à porta fechada – cum clave, daí vem o nome –, sem contacto com o exterior, mas durante séculos não foi assim. Os cardeais podiam sair, por isso algumas eleições demoraram mais de dois anos. Houve intrigas, corrupção, violência e até o veto de um imperador.
Não faltam casos com casas na política nacional e lá fora, sinal de relação complexa entre a política e o imobiliário – e da necessidade de fazer perguntas.
Foram ainda registados 50 feridos graves e 649 ligeiros.
Carlos Moedas disse que primeiro-ministro ia ser tratado como "outro cidadão lisboeta", mas nas imagens divulgadas pelo CM e CMTV vê-se que entre os técnicos está um assessor político: Henrique Galado, chefe de gabinete da vereadora do Urbanismo.
O primeiro-ministro entregou esta segunda-feira as respostas sobre a empresa familiar Spinumviva e a compra de duas casas em Lisboa, que lhe foram enderaçadas pelo Bloco de Esquerda.
A mais do que provável ida para eleições não apaga a necessidade de esclarecimentos sobre a atividade da pequena empresa dos Montenegro, os valores cobrados, o peso da consultoria - ou as dúvidas sobre o financiamento da compra de dois apartamentos na capital.
Sim, há uma crise séria e ameaças reais ao jornalismo. Mas, num país em falência institucional, é aqui que mora a liberdade.
É de especial mau gosto que, para branquear a sua própria incúria, Montenegro instrumentalize desta forma os seus filhos.
O Bloco vai enviar um conjunto de 14 perguntas ao primeiro-ministro sobre a empresa Spinumiva e também sobre as suas obrigações declarativas.