Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
31 de agosto de 2022 às 18:00

Cartas inéditas de D. Pedro

Revelamos novos detalhes da vida de D. Pedro, rei de Portugal e imperador do Brasil; contamos como Carlos Moedas está a preparar a rentrée na Câmara de Lisboa; e lançamos um novo projeto da SÁBADO: o GPS chega à antena da CMTV.

D. Pedro é uma dos personagens mais marcantes da história de Portugal e do Brasil. Como conta a subeditora Vanda Marques, a sua vida é, ainda hoje, motivo de estudo detalhado - e de emoção. Foi esse estudo que levou a investigadora luso-brasileira Cláudia Thomé Witte até à Alemanha para descobrir um conjunto de cartas inéditas do monarca no espólio familiar de um ex-secretário de D. Pedro. Esses manuscritos foram recentemente adquiridos pelo governo e enviados para a biblioteca do Palácio da Ajuda onde estão a ser catalogados - mas a historiadora aceitou partilhar dois deles com aSÁBADO. Já a emoção provocada por D. Pedro é visível no Palácio de Queluz, onde o monarca nasceu e morreu: como conta a curadora Conceição Coelho, são muitos os turistas brasileiros que choram ao chegar ao antigo quarto do imperador do Brasil. Um homem com uma vida curta mas, como poderá ler, muito intensa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 957

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?