Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
21 de maio de 2025 às 23:00

As vitórias do Chega

Foi uma surpresa para muita gente, até porque todas as sondagens pré-eleitorais davam o Chega atrás do PS. No quartel-general do partido, a festa foi de arromba. E lançando farpas aos jornalistas.

A noite eleitoral do Chega foi vivida como a vitória de um clube de futebol: irracional e incondicional. Vários militantes passavam pela mesa dos jornalistas para deixar recados. "Já tinha o texto pronto, não era? Agora têm de o mudar"; "jornalixo!"; "custa, não custa?" Dezenas de militantes-base, de cachecol do partido, fizeram um verdadeiro Marquês do hotel lisboeta onde funcionou o quartel-general do Chega. O partido de Ventura continua a subir (passou dos 50 deputados de há um ano para 58) e poderá mesmo ficar à frente do PS, se conseguir os dois mandatos da emigração, num percurso que é cada vez menos uma surpresa. O jornalista Alexandre R. Malhado conta todos os pormenores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1099
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.