Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
28 de maio de 2025 às 23:00

Revolução contra a obesidade

Há medicamentos que estão a revolucionar os tratamentos da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. O problema é que estes fármacos ainda não são comparticipados. E ainda: um Nobel especial; o mundo de D. Estefânia e o sucesso do Repórter SÁBADO.

O efeito dos novos medicamentos para emagrecer surpreendeu a jornalista Susana Lúcio. "Fiquei sem fome de imediato ", foi a afirmação de quase todas as pessoas que tomam os fármacos. O impacto é importante quando parte da dificuldade em perder peso é emocional e, por isso, difícil de controlar. Mas a influência pode ser ainda maior. Os pacientes revelam ter perdido também a vontade de beber álcool e até de fumar e já há estudos que procuram avaliar os efeitos dos medicamentos no tratamento do alcoolismo e do tabagismo. Será que a revolução contra a obesidade se irá estender às adições?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1100

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.