Sábado – Pense por si

Ana Taborda
Ana Taborda
14 de maio de 2025 às 23:00

O Papa e as 25 chamadas

O perfil do novo Papa obrigou a dezenas de telefonemas para os vários países que a sua história cruza. Já nos jantares-comício dos partidos o prato principal foi muitas vezes o computador portátil - onde se registava o que acontecia nas campanhas.

Para escrever o perfil do novo papa, Leão XIV, a editora Vanda Marques telefonou mais de 25 vezes para o Peru. Também tentou a universidade dos EUA e até a Ordem de Santo Agostinho em Itália, de onde lhe disseram que "nessuno" poderia falar. Na verdade, foi por cá que a equipa que escreveu o tema de capa desta semana encontrou mais ajuda. Robert Prevost, 69 anos, esteve em Portugal na Jornada Mundial da Juventude e conhece vários padres e bispos lusos - José Ornelas tem o seu número de telemóvel e João Miguel Silva já esteve ao seu lado em Roma, contou à jornalista Lucília Galha: "O prior geral [Prevost] foi buscar, ele próprio com mais uns irmãos, umas bebidas e uns gelados para nos receber."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1098

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.