Sábado – Pense por si

Ana Taborda
Ana Taborda
14 de maio de 2025 às 23:00

O Papa e as 25 chamadas

O perfil do novo Papa obrigou a dezenas de telefonemas para os vários países que a sua história cruza. Já nos jantares-comício dos partidos o prato principal foi muitas vezes o computador portátil - onde se registava o que acontecia nas campanhas.

Para escrever o perfil do novo papa, Leão XIV, a editora Vanda Marques telefonou mais de 25 vezes para o Peru. Também tentou a universidade dos EUA e até a Ordem de Santo Agostinho em Itália, de onde lhe disseram que "nessuno" poderia falar. Na verdade, foi por cá que a equipa que escreveu o tema de capa desta semana encontrou mais ajuda. Robert Prevost, 69 anos, esteve em Portugal na Jornada Mundial da Juventude e conhece vários padres e bispos lusos - José Ornelas tem o seu número de telemóvel e João Miguel Silva já esteve ao seu lado em Roma, contou à jornalista Lucília Galha: "O prior geral [Prevost] foi buscar, ele próprio com mais uns irmãos, umas bebidas e uns gelados para nos receber."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1098
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.