Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
10 de agosto de 2022 às 18:00

Alimentos para a saúde

Preparámos um dossiê com os alimentos indicados para combater as sete doenças mais comuns entre os portugueses; levámos um deputado à terra; visitámos o maior mausoléu da Europa; e entrevistámos o surfista que tinha medo do mar.

Depois de ler cinco livros sobre alimentação saudável e de entrevistar cinco especialistas em doenças crónicas, a jornalista Susana Lúcio ficou convencida do impacto que uma alimentação rica em vegetais, fruta e peixe tem no bem-estar. Mudar de hábitos também não parece ser difícil, de acordo com as histórias de vida que a repórter recolheu. "Foi regressar à dieta mediterrânica que as nossas mães nos obrigavam a comer quando éramos crianças", garantiu-lhe Sérgio Fonseca, de 55 anos, que deixou as batatas e os bifes fritos e as bebidas brancas depois de sofrer um enfarte em 2020 que lhe pôs a vida em risco. "Não deixei de gostar de batatas fritas, mas agora não as posso comer. É simples", disse. Para evitar ter de chegar a esse ponto, nada melhor do que ler o tema de capa desta edição.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 954
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.