Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
23 de setembro de 2025 às 23:00

Médicos que ganham fortunas

Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais

O tema de capa desta semana começou a ser pensado ainda no verão, à medida que iam sendo publicados, no Portal Base, dezenas de contratos de prestações de serviços para manter abertas as urgências de obstetrícia; contratos que previam o dobro ou o triplo do valor/hora em relação aos obstetras do Serviço Nacional de Saúde. Nas últimas semanas, a jornalista Rita Rato Nunes alargou a pesquisa a outras especialidades, consultou centenas de contratos e teve a ajuda de dezenas de especialistas para revelar o mundo obscuro dos médicos tarefeiros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.