Sábado – Pense por si

Zelensky garante apoio de 2,5 mil milhões do Canadá antes de encontro com Trump

As mais lidas

Presidente ucraniano reune-se este domingo com o líder norte-americano na Flórida.

Volodymyr Zelensky esteve sábado no Canadá, onde garantiu junto do primeiro-ministro Mark Carney um apoio de 2,5 mil milhões de dólares (cerca de 2,1 mil milhões de euros) em ajuda para a Ucrânia, montante que deverá ser direcionado para a reconstrução do país, destruído pelo conflito com a Rússia.

A carregar o vídeo ...

Este apoio foi assegurado na véspera do encontro do presidente ucraniano com Donald Trump, na tarde deste domingo, na Flórida (às 13 horas locais, 18 horas em Lisboa), onde o presidente norte-americano se encontra de férias. 

Na agenda estará o acordo de paz, nomeadamente a discussão das questões económicas e de segurança, bem como os aspetos territoriais que têm dividido Moscovo e Kiev, particularmente no que diz respeito à zona do Donbass.

Recorde-se que na madrugada de sábado a Rússia lançou , com cerca de 500 drones e 40 mísseis, o que levou Zelensky a constatar que Putin não está interessado na paz.

O primeiro-ministro canadiano fez referência a este ataque na reunião com o presidente ucraniano. "O ataque bárbaro que vimos ontem à noite mostra como é importante estarmos unidos à Ucrânia neste momento difícil. É preciso criar condições para uma paz justa e duradoura, além de apoiar a reconstrução genuína", afirmou Mark Carney, justificando, assim, o apoio concedido. 

Artigos Relacionados

Variações Presidenciais 

Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.