Sábado – Pense por si

Tusk insiste em mais um ano para se definir Brexit com acordo

Cátia Andrea Costa 09 de abril de 2019 às 20:42

Na véspera da reunião de emergência que pode definir as condições de saída do Reino Unido da UE, o presidente do Conselho Europeu reforçou a sua posição divergente da primeira-ministra britânica. Tudo para que as extensões de prazo não se tornem uma constante.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, colocou as cartas na mesa quando revelou que ia pedir uma nova extensão do prazo de saída do Reino Unido da União Europeia: "Não estou preparada para atrasar [a confirmação] do Brexit além de 30 de junho". Mas o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, acredita que  o melhor é evitar que se prossiga com uma com uma série de curtas extensões e cimeiras de emergência e defende que o Estados-membros aprovem uma extensão longa do Artigo 50.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.