Sábado – Pense por si

Sobe para 40 o número de mortes nas fortes chuvadas que atingiram o Brasil

Os trabalhos de busca, resgate e salvamento continuam na região. Está a ser distribuída ajuda humanitária.

 O número de vítimas mortais devido às fortes chuvas que atingiram o estado brasileiro de São Paulo no passado fim de semana subiu para 40 e vai ser hoje distribuída ajuda humanitária, segundo o boletim do governo local.

EPA/Sebastiao Moreira

A informação oficial indica que, até ao momento, foram confirmados 40 óbitos, dos quais 39 em São Sebastião e um em Ubatuba.

Os trabalhos de busca, resgate e salvamento continuam na região, onde hoje o Fundo Social de São Paulo e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil vão distribuir 7,5 toneladas de doações de itens de ajuda humanitária às vítimas dos temporais.

O boletim indica que o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) libertou parcialmente o tráfego em diversos pontos que estiveram totalmente obstruídos na rodovia Rio-Santos (SP-055), no trecho entre São Sebastião e Ubatuba.

Atualmente, as equipas prosseguem o trabalho para reabrir o tráfego na altura da Praia Preta. No restante da via no sentido de São Sebastião, os utilizadores conseguem seguir com a operação pare e siga.

Esta catástrofe ocorreu no meio das festividades do Carnaval, durante as quais as cidades costeiras de São Paulo recebem um grande número de turistas.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.