Sábado – Pense por si

Sismo de magnitude 7.4 abala a Nova Zelândia

18 de junho de 2020 às 15:06
As mais lidas

Autoridades não relatar qualquer dano material.

Um terramoto de magnitude 7,4 abanou hoje as ilhas de Kermadec, um arquipélago da Nova Zelândia no Oceano Pacífico, sem que as autoridades tenham relatado qualquer dano material ou emitido um alerta de tsunami por enquanto.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que vigia a atividade sísmica em todo o mundo, situou o sismo a 10 quilómetros de profundidade do nível do mar e a 684 quilómetros a nordeste de Opotoki, a cidade mais próxima, localizada na Ilha Norte da Nova Zelândia.

As Kermadec, situadas entre a Nova Zelândia e Tonga, estão desabitadas, com a única exceção do pessoal da base permanente instalada na ilha de Raoul, que possui uma estação meteorológica e de rádio.

A Nova Zelândia fica na falha entre as placas tectónicas do Pacífico e Oceânia e regista cerca de 14.000 terramotos por ano, dos quais 100 a 150 são poderosos o suficiente para serem sentidos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.