Sindika Dokolo, o homem na sombra de Isabel dos Santos

Juliana Nogueira Santos 30 de outubro de 2020

O filho de um banqueiro e colecionador de arte desde os 15 anos morreu no dia 29 de outubro, enquanto fazia pesca subaquática no Dubai. Recorde o perfil do marido de Isabel dos Santos.

Foram convidadas 10 mil pessoas para aquele que foi considerado o evento do ano 2002. A filha mais nova do presidente angolano, Isabel, ia casar e nenhum pormenor foi descurado. Só em talheres, toalhas e outros objetos de extrema necessidade foram gastos 900 mil euros. Na ementa, a preferência era dada aos produtos angolanos: lagosta do Kwanza Sul, gambas e caranguejo do Namibe, garoupa da costa de Luanda e maracujás da província do Uíge.

Desde aí que Sindika Dokolo e Isabel dos Santos são inseparáveis. O casal conheceu-se em 1999, em Luanda, com ele a ficar surpreendido com "a sua visão", como contou em entrevista. É habitual ver o congolês ao lado da empresária angolana em diversos eventos, desde o Festival de Cannes às apresentações das empresas que gerem.

É também Sindika que surge associado aos esquemas que terão feito de Isabel dos Santos a mulher mais rica de África. Segundo os Luanda Leaks, uma investigação levada a cabo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, a compra da De Grisogono, a joalheira suíça de luxo detida pelo casal, foi financiada por milhões provenientes de fundos estatais angolanos. Mas quem é Sindika?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais