Sábado – Pense por si

Rússia tem 10 batalhões de pára-quedistas em prontidão

O comandante das forças aerotransportadas russas afirmou hoje que os seus militares estão prontos para actuar dentro ou fora do país para repelir uma ameaça externa

O comandante das forças aerotransportadas da Rússia, general Vladimir Shamanov, afirmou hoje que tem mais de dez batalhões de pára-quedistas prontos para actuar dentro ou fora do país para repelir uma ameaça externa.

"Temos mais dez batalhões de infantaria aerotransportada capazes de cumprir missões tanto no território da Rússia como fora das suas fronteiras para repelir de forma imediata ameaças militares, venham de onde vierem", disse o general à agência Interfax.

As declarações deste responsável foram feitas depois de uma escalada na retórica belicista entre a Rússia e os Estados Unidos, com Washington a planear o destacamento de milhares de tropas e armamento pesado no leste europeu e Moscovo a anunciar o reforço do seu arsenal nuclear com 40 mísseis balísticos intercontinentais.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.