Sábado – Pense por si

RD Congo. 21 funcionários da OMS suspeitos de abuso e exploração sexual

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 29 de setembro de 2021 às 20:00

As denúncias começaram a surgir no ano passado e foram feitas por dezenas de mulheres. Além de funcionários da Organização Mundial da Saúde, o relatório de uma comissão independente identificou suspeitos pertencentes ao governo e a outras instituições humanitárias. No total, são cerca de 80 pessoas suspeitas de abuso e exploração sexual de mulheres entre 2018 e 2020.

As conclusões de um relatório independente que investigou denúncias de abusos e exploração sexual na República Democrática do Congo começaram a ser conhecidas nos últimos dias e envolvem 21 funcionários da Organização Mundial de Saúde (OMS). No total, são cerca de 80 pessoas do governo da República Democrática do Congo, da OMS e de instituições humanitárias suspeitas de abuso e exploração sexual de mulheres entre 2018 e 2020. Estes funcionários estiveram destacados na missão em contexto de um surto de ébola.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.