Sábado – Pense por si

Pyongyang acusa Seul de continuar "hostil"

20 de julho de 2017 às 08:08
As mais lidas

A Coreia do Norte recusa a hipótese de dialogar com o estado a sul. O diálogo visa promover a paz entre os dois países

Pyongyang enviou hoje através do seu principal diário uma mensagem pouco favorável em relação à recente oferta de diálogo apresentada pela Coreia do Sul, argumentando de que nada serve enquanto Seul mantiver a sua política "hostil" e próxima dos EUA.

Coreia do Norte
Coreia do Norte

"As autoridades sul-coreanas estão a mostrar uma atitude incongruente (ao proporem diálogo), enquanto continuam a dançar com os Estados Unidos e as hostes conservadoras", indica hoje um editorial do diário Rodong Sinmun.

"Eliminar o confronto e a hostilidade é uma condição prévia para abrir a porta da reconciliação e unidade das duas Coreias", acrescentou.

"Não parece que seja uma resposta directa (a proposta de Seul), mas estamos a analisar as suas implicações", disse por sua vez um porta-voz do Governo sul-coreano à agência Yonhap.

O Ministério de Unificação informou que o regime norte-coreano não respondeu às chamadas realizadas hoje na linha telefónica situada na fronteira intercoreana.

Seul propôs esta semana que ambos os países mantenham a 21 de Julho conversações militares -- as primeiras em quase três anos -- para aliviar a tensão e também um encontro das suas delegações da Cruz Vermelha a 1 de Agosto para tentar retomar os encontros de famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953).

No entanto, Pyongyang manteve silêncio a respeito e assumiu que, a aceitar a proposta, a data para o diálogo militar (prevista para amanhã) deveria ser adiada face à falta de tempo para organizar uma agenda e designar os respectivos porta-vozes.