Sábado – Pense por si

Putin quer inquérito a queda de avião caído

Avião militares russos a caminho do Síria para passar o Natal com os militares destacados no país. Autoridades russa afastam cenário de atentado, mas Putin quer comissão de inquérito

O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou hoje a formação de uma comissão de inquérito dirigida pelo primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, para determinar as causas da queda de um avião militar que ia para a Síria e transportava 92 pessoas.

Putin pediu a Medvedev para "formar e dirigir uma comissão governamental encarregada de investigar as causas do Tu-154 em Sotchi" (sul), indicou o Kremlin num comunicado, precisando que o chefe de Estado tinha expressado "as suas condolências mais profundas" aos familiares das 92 vítimas, em grande parte músicos dos coros do Exército Vermelho que iam celebrar a passagem de ano com os soldados russos destacados na Síria.

Entretanto, uma fonte oficial russa afirmou que o avião militar que caiu no Mar Negro tinha caído devido a um problema técnico ou a um erro da tripulação e descartou que tivesse sido por um ataque terrorista.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.