Apesar do acordo de paz assinado em fevereiro de 2019, a RCA continua confrontada com a atuação das milícias e o Governo controla apenas uma pequena parte do país.
O Estado português doou segunda-feira 130 conjuntos de farda, capacete, colete à prova e bala e outro material individual às Forças Armadas (FA) da República Centro-Africana (RCA), anunciou hoje o Ministério da Defesa Nacional (MDN).
A cedência de Portugal às FA da RCA visa dotá-las de "equipamentos e materiais que assegurem a sua operacionalidade, permitindo, desse modo, o desenvolvimento de ações de promoção da soberania do estado em todo o seu território, com especial expressão na proteção dos seus cidadãos", lê-se em comunicado do MDN.
Ainda segundo o texto, a ação foi "previamente autorizada pelo Comité de Sanções das Nações Unidas e respeita as normas internacionais e as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, atualmente em vigor".
A cerimónia virtual decorreu por videoconferência, com o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, e o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Nunes da Fonseca, em Lisboa, enquanto em Bangui estiveram a Ministra da Defesa da RCA, Marie-Noëlle Koyara, e o Adjunto do Chefe do Estado-Maior das FA da RCA, General Victor Yacoub.
A alguns meses de uma eleição presidencial de alto risco, prevista para dezembro, e apesar do acordo de paz assinado em fevereiro de 2019, a RCA continua confrontada com a atuação das milícias e o Governo controla apenas uma pequena parte do país.
A RCA caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-Presidente François Bozizé por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas sob a designação anti-Balaka.
Um acordo de paz foi assinado em Cartum, capital do Sudão, em fevereiro de 2019 por Governo e por 14 grupos armados, e um mês mais tarde as partes entenderam-se sobre um governo inclusivo, no âmbito do processo de paz.
Portugal está presente na RCA desde o início de 2017. Neste momento, está naquele país a 7.ª Força Nacional Destacada, constituída por 180 militares, integrada na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).
Portugal doa 130 conjuntos de farda, capacete e colete antibala à RCA
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.