Sábado – Pense por si

Polícia turca detém 45 estrangeiros que queriam juntar-se ao Daesh

Fontes oficiais turcas divulgaram na tarde de domingo que detiveram 45 pessoas, a maioria do Tajiquistão, suspeitas de pretenderem alcançar a Síria para se juntar ao auto-proclamado Estado Islâmico (Daesh)

A polícia turca deteve 45 pessoas, a maioria do Tadjiquistão, suspeitas de pretenderem alcançar a Síria para se juntarem ao auto-proclamado Estado Islâmico (Daesh), informaram este domingo fontes oficiais turcas.

A direcção de segurança da província de Ganziatep adiantou que 25 pessoas foram detidas este domingo numa estação de autocarros, juntando-se às 20 detenções realizadas na sexta-feira.

Segundo a mesma fonte, os detidos chegaram à Turquia de avião e entre eles há três menores de idade.

Na passada sexta-feira, numa operação policial em quatro cidades do país, a polícia turca deteve 21 pessoas suspeitas de pertencerem ao Daesh e de planearem introduzir combatentes estrangeiros no Iraque e na Síria.

A Turquia é considerada o principal ponto de passagem dos recrutas do Daesh, nomeadamente europeus, para a Síria, onde a organização extremista controla largas faixas do território ao longo da fronteira entre os dois países.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.