Sábado – Pense por si

Peritos da ONU pedem moderação e que se evitem "actos violentos”

Dois peritos independentes da ONU pediram hoje moderação e que sejam "evitados actos violentos" este domingo na Catalunha, durante o referendo independentista

Dois peritos independentes da ONU pediram hoje moderação e que sejam "evitados actos violentos" na perspectiva do referendo independentista convocado para 1 de Outubro na Catalunha e declarado ilegal pelo Tribunal Constitucional.

"Exortamos todas as partes a exercerem a maior moderação e a evitarem actos violentos de qualquer tipo no contexto dos protestos pacíficos que vão ocorrer nos próximos dias", referem em comunicado os relatores David Kaye e Alfred de Zayas.

Kaye é relator sobre a promoção do direito à liberdade de opinião e expressão, e Alfred de Zayas encarrega-se da promoção de uma ordem internacional democrática e equitativa.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.