Cerca de 50 turistas encontravam-se junto do vulcão White Island no momento da erupção. Número de mortes pode vir a aumentar.
Pelo menos cinco pessoas morreram na sequência da erupção do vulcão White Island, naNova Zelândia, onde se encontravam meia centena de turistas, e as autoridades receiam que o número de mortes possa aumentar.
O vice-comissário de Operações Nacionais de Polícia, John Tims, afirmou numa atualização dos acontecimentos que o número de desaparecidos é de mais de uma dezena e que as autoridades estão a tentar resgatar mais de 50 pessoas da ilha não habitada.
Top story: @sch: 'My god, White Island volcano in New Zealand erupted today for first time since 2001. My family and I had gotten off it 20 minutes before, were waiting at our boat about to leave when we saw it. Boat ri… pic.twitter.com/7EACh6Q2Gg, see more https://t.co/iAHocCwOSv
Top story: @sch: 'My god, White Island volcano in New Zealand erupted today for first time since 2001. My family and I had gotten off it 20 minutes before, were waiting at our boat about to leave when we saw it. Boat ri… pic.twitter.com/7EACh6Q2Gg, see more https://t.co/iAHocCwOSv
Agora, no novo balanço, o vice-comissário de Operações Nacionais de Polícia reduziu esse número para menos de 50 o número de turistas da Nova Zelândia e estrangeiros que estavam na área no momento do evento, e revelou que ainda existem "pessoas não localizadas".
"Neste momento, é muito perigoso para a polícia e para os membros das equipas de resgate irem para a ilha, que permanece coberta de cinzas e material vulcânico… sabemos da urgência de regressar lá", disse Tims sobre a operação de retirada das pessoas, que ainda está em andamento e na qual 23 pessoas já foram retiradas.
"A nossa prioridade absoluta é continuar a busca e resgate", primeira-ministra da Nova Zelândia, indicando que muitos dos retirados sofrem de queimaduras.
A agência neozelandesa GeoNet, que monitoriza a atividade vulcânica e sismológica no país, indicou ter ocorrido uma erupção vulcânica moderada que ocorreu às 14h11 (01h11 em Lisboa) e alertou para possíveis novas erupções ou sismos.
Os turistas efetuavam uma viagem pela ilha desabitada de Whakaari, onde se situa o vulcão White Islanda, quando a explosão abrupta ocorreu, lançando rochas e uma grande nuvem de cinzas.
As equipas de emergência, apoiadas por sete helicópteros, estão no terreno a retirar as pessoas afetadas, algumas das quais estavam perto da cratera minutos antes da erupção, de acordo com imagens de uma câmara de rastreamento instalada na zona.
As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança ao redor da ilha e cancelaram imediatamente todas as excursões, incluindo as de barcos turísticos ao redor da ilha que é visitada anualmente por cerca de 10.000 pessoas.
(notícia atualizada às 8h24 com informação sobre os cinco mortos)
Pelo menos cinco mortos em erupção de vulcão na Nova Zelândia
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.