Sábado – Pense por si

Pelo menos 32 mortos em atentado em Bagdade

02 de janeiro de 2017 às 11:50
As mais lidas

O ataque com um veículo armadilhado aconteceu num cruzamento de Sadr City, um bairro de maioria xiita na zona nordeste da capital iraquiana

Pelo menos 32 pessoas morreram hoje e seis dezenas ficaram feridas em Bagdade num atentado com veículo armadilhado, disse a polícia iraquiana.

A maioria das vítimas encontrava-se num cruzamento de Sadr City, um bairro de maioria xiita na zona nordeste da capital iraquiana, frequentemente alvo de atentados terroristas, onde habitualmente é possível conseguir trabalhos diários.

De acordo com uma fonte policial, 32 pessoas morreram e 61 ficaram feridas, no segundo atentado em Bagdade nas últimas 48 horas.

Imagens do local do atentado, difundidas através de redes sociais, mostram uma coluna de fumo negro e os feridos a serem retirados.

O atentado ocorre no mesmo dia em que o Presidente francês, François Hollande, visita a capital iraquiana.

Antes, Hollande tinha considerado que "actuar contra o terrorismo no Iraque, é também prevenir actos terroristas" em França.

No sábado, um duplo atentado reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) num mercado, no centro da cidade, causou 27 mortos e dezenas de feridos.

O Iraque continua a ser regularmente palco de atentados bombistas ou com veículos armadilhados, geralmente reivindicados pelo EI, que considera os muçulmanos xiitas, maioritários no Iraque, hereges.

O EI perdeu uma boa parte dos territórios que tinha conquistado em 2014 naquele país, mas mantém um bastião em Mossul, no norte, que as forças armadas iraquianas tentam reconquistar com a ajuda de uma coligação internacional.