Sábado – Pense por si

Parlamento turco aprova adesão da Suécia à NATO

A proposta foi aceite ao fim de vários meses. Adesão da Suécia à NATO está agora apenas dependente da Hungria.

O parlamento turco aprovou esta terça-feira a adesão da Suécia à NATO, depois de meses de impasse. Fica apenas a faltar a aprovação da Hungria para que a Suécia se torne no mais recente membro da Aliança.

A proposta tinha sido apresentada aos deputados pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que deverá promulgar o diploma nos próximos dias.

Esta terça-feira, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, convidou o homólogo sueco, Ulf Kristersson, para uma visita de trabalho sobre a adesão à aliança militar.

A Suécia pediu a adesão à NATO em maio de 2022, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro daquele ano.

A Finlândia também fez o pedido na mesma altura e já é membro da Aliança Atlântica.

REUTERS/Marko Djurica

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.