Sábado – Pense por si

Palestinianos morrem na fronteira entre Israel e Egipto

Dois palestinianos foram mortos e cinco outros feridos durante a madrugada, após um episódio de tensão perto da fronteira entre Israel e Egipto

Dois palestinianos foram mortos e cinco outros feridos durante a madrugada, após um episódio de tensão perto da fronteira entre Israel e Egipto, indicou hoje o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo Hamas.

O Ministério da Saúde atribuiu a culpa a um ataque aéreo israelita, que terá disparado vários ‘rockets’ na tarde de quarta-feira a partir do Sinai, que faz fronteira com a Faixa de Gaza, para Eilat, uma estância balnear israelita no mar Vermelho.

Israel negou ter executado qualquer ataque na fronteira do Sinai, zona de confronto entre soldados egípcios com membros do grupo Província do Sinai, braço egípcio do auto-proclamado Estado Islâmico.

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.