Sábado – Pense por si

Débora Calheiros Lourenço

Porque é que a Jordânia e o Egito não querem acolher palestinianos? 

Os vizinhos de Gaza e da Cisjordânia acolheram refugiados palestinianos depois da Nakba e da Guerra dos Seis Dias, mas agora rejeitam o plano de Donald Trump para a retirada de palestinianos dos territórios: temem que tal impeça a construção de um estado palestiniano.

6
Débora Calheiros Lourenço

Colonatos, "o principal bloqueio para alcançar a paz"

Os colonatos israelitas continuam a aumentar e à SÁBADO, ONG's no terreno denunciam as más condições de vida dos palestinianos devido à ocupação. Helena Ferro de Gouveia diz que Israel deve abandonar essa política.

3
Vanda Marques

As novas descobertas sobre a origem da Bíblia

Através da Inteligência Artificial, os investigadores procuram saber se foram os escribas anónimos ou os próprios profetas a redigir a obra mais marcante da civilização ocidental. Há até quem atribua a autoria a uma mulher. Arqueólogos e biblistas tentam decifrar o polémico puzzle dos textos com mais de 5 mil milhões de cópias vendidas.

A lagartixa e o jacaré

A ferida do Levante

Podemos encher esta página de justas críticas a Israel, mas há duas coisas intocáveis: o direito do estado de Israel à sua existência, e a condenação absoluta e total do ataque do Hamas, que não é um acto de guerra mas um massacre de quem está à mão, na esmagadora maioria dos casos, civis.

Ricardo Santos

Uma breve história do conflito

Ataques terroristas, operações militares, massacres, a guerra israelo-palestiniana tem sido marcada por violações dos direitos humanos e do direito internacional.

João Carlos Barradas

Hamas e Irão: uma aliança anti-israelista

O apoio político e militar iraniano foram fundamentais para desenvolver a capacidade bélica do grupo terrorista. Mas os islamistas palestinianos definem a sua própria estratégia e alianças.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h