Sábado – Pense por si

ONU quer provar violações dos direitos humanos na Turquia

Cátia Andrea Costa 10 de maio de 2016 às 13:27

Polícia e exército estão a ser acusados de tortura, detenções arbitrárias, mortes de civis desarmados e de terem queimado vivas cerca de 100 pessoas. Alto-comissário da ONU exige uma investigação independente

A ONU instou o governo da Turquia a permitir uma investigação independente a possíveis violações dos direitos humanos cometidas pela polícia e exército no sudeste do país, zona onde foram decretados períodos de recolher obrigatório. Esta decisão foi tomada para afastar dos centros urbanos rebeldes com ligações aos curdos do PKK. Entre os relatos tornados públicos pelas Nações Unidas encontram-se as notícias de uma centena de pessoas queimadas vivas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.