Sábado – Pense por si

Negociações sobre Brexit sem "progressos suficientes"

Presidente do Conselho Europeu reuniu-se com Theresa May em Downing Street

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, assumiu esta terça-feira que as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) ainda não fizeram progressos suficientes para avançar para a discussão sobre as relações futuras, pretendida por Londres.

"Se me perguntarem hoje, direi que não há ainda progressos suficientes, mas vamos continuar a trabalhar", declarou Tusk, após um encontro com a primeira-ministra britânica, Theresa May, numa altura em que arrancou a quarta ronda de negociações entre Bruxelas e Londres.

No entanto, Tusk afirmou-se "moderadamente optimista" sobre a evolução destas negociações.

À saída da reunião, na residência oficial de May, em Downing Street, o presidente do Conselho Europeu sustentou que Londres finalmente abandonou uma abordagem irrealista sobre a saída da UE.

O Reino Unido quer começar a discutir as relações futuras com o bloco europeu, mas as autoridades comunitárias defendem que não é possível avançar para essa etapa sem que haja progressos suficientes sobre os termos do divórcio.

Numa tentativa de ultrapassar o impasse, May anunciou na semana passada que o Reino Unido está disposto a continuar a contribuir para os cofres da UE durante uma fase de transição de dois anos após o 'Brexit', em Março de 2019.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.